Depositphotos 32655591 S

Prótese dentária e implante dentário: Qual a diferença?

Prótese dentária e implante dentário: Qual a diferença? Saiba o que são, quais as indicações de uso, entre outras informações essenciais para o esclarecimento de dúvidas na hora de selecionar o tipo de tratamento adequado.

Atualmente, inovações no setor odontológico e novos materiais ajudam a melhorar a qualidade dos tratamentos odontológicos. Quando falamos em perda de peças dentárias, existem duas técnicas para substituir essa situação: próteses dentárias e implantes dentários.

Prótese dentária e implante dentário: Qual a diferença?

Muitas vezes, esses dois tratamentos são confundidos, principalmente, quando se trata de pesquisar por um profissional para tratamento de implantodontia Goiânia. É por isso que hoje vamos falar sobre suas diferenças e as respectivas vantagens e desvantagens de cada um para tirar todas as dúvidas.

Contents

Prótese dentária e implante dentário: Qual a diferença?

Confira a seguir, qual a diferença entre prótese dentária e implante dentário:

Prótese dentária (dentaduras)

As próteses dentárias são um elemento artificial criado para substituir a ausência de um ou mais dentes e assim conseguir recuperar a funcionalidade perdida da boca. Dependendo das necessidades de cada paciente, você pode escolher entre uma prótese dentária fixa ou removível.

Após um estudo completo da boca do paciente, um especialista em prótese dentária determinará a forma que a prótese deve ter. A confecção das próteses levará mais ou menos tempo dependendo da sua complexidade, pelo que o paciente deverá aguardar alguns dias até recebermos as suas novas próteses.

No momento da entrega das próteses, é verificado se elas se encaixam perfeitamente e orientamos o paciente quanto ao seu uso.

Implantes dentários

Os implantes dentários são raízes artificiais feitas de titânio que imitam a aparência e a funcionalidade de um dente natural. O implante dentário é fixado no osso maxilar e atua como a raiz da coroa. Atualmente, é o tratamento mais confortável e seguro para resolver os problemas derivados da ausência de dentes.

Os implantes dentários (parafusos) seguram a coroa (prótese) e podem durar a vida inteira em boas condições. Eles estão alojados dentro dos tecidos ósseos da mandíbula, portanto, estão fora do campo de visão do paciente.

É um dos tratamentos dentários com maior taxa de sucesso (acima de 90%) e a sua aceitação por parte dos pacientes conduz a uma tendência exponencial para a escolha deste tipo de solução face à perda dentária face às próteses dentárias fixas ou removíveis.

Depositphotos 274171808 S

Se tem dúvidas sobre a escolha de próteses ou implantes dentários para recuperar os dentes perdidos ou acha que necessita de uma segunda opinião, pode agendar uma consulta com um implantodontista para avaliar o seu caso e aconselhá-lo com excelência profissional.

Quais são as principais diferenças entre uma prótese e um implante dentário?

Confira a seguir, quais as diferenças entre estes a prótese e o implante dentário:

Os materiais

As próteses dentárias diferem muito dos implantes quanto aos materiais com os quais são feitas. Por um lado, as próteses dentárias são feitas com porcelana e resina para evitar danos ao dente natural sobre o qual estão apoiadas. Por outro lado, os implantes dentários são feitos de titânio, um material biocompatível que favorece o processo de osseointegração.

A estética

Em termos estéticos, tanto as próteses dentárias como os implantes proporcionam um acabamento muito natural, imitando a estética do dente original, tanto no tamanho como na forma, e na tonalidade da cor. Mesmo assim, são os implantes dentários que conseguem uma aparência mais parecida com os dentes naturais.

O conforto

Quando se trata de levar uma vida normal, comendo todos os tipos de alimentos, mastigando e mantendo uma higiene dental adequada, os implantes dentários oferecem melhores resultados, pois são fixados ao osso. Não causam desconforto e não precisam ser removidos à noite, como pode acontecer com algumas dentaduras.

Higiene

As próteses dentárias apresentam mais dificuldades do que os implantes na hora de realizar a higiene diária. Os implantes permitem até que você passe fio dental entre os dentes, enquanto as dentaduras exigem um trabalho de limpeza mais trabalhoso. Além disso, algumas dentaduras devem ser removidas para dormir.

Duração

Em relação à vida útil, os implantes podem durar a vida inteira se forem devidamente cuidados e mantidos. Já as próteses dentárias têm duração máxima de 8 a 10 anos. Claro que, em ambos os casos, revisões periódicas devem ser feitas quando o dentista assim o especificar, para garantir que todas as suas funcionalidades sejam mantidas da melhor maneira possível.

Depositphotos 534323570 S

Quanto tempo leva para substituir um dente perdido?

Relativamente à possibilidade de recuperar um dente no menor tempo possível, existe uma técnica de implantologia que permite colocar um novo dente em menos de 24 horas : os implantes dentários de carga imediata.

Se sua boca estiver em ótimas condições, podemos inserir o implante (parafuso) e a prótese (coroa) no mesmo dia, possibilitando assim a recuperação do dente em menos de 48 horas. A coroa que se coloca neste tipo de implante é provisória, e permite ao paciente recuperar a função mastigatória e estética desde o início.

É a única forma de recuperar um dente perdido em um único dia, já que as próteses levam um período de fabricação sob medida ou customização dos bráquetes.

O que é melhor: dentaduras ou implantes dentários?

Implantes dentários usam dentaduras para substituir dentes perdidos. Embora as próteses dentárias tradicionais ou pontes dentárias removíveis sejam comumente chamadas de “próteses dentárias”, deve-se notar que um implante dentário também suporta uma prótese fixa que chamamos de coroa e que é a parte visível que imita a forma e a cor do dente natural.

A opção mais adequada para você vai depender da avaliação do profissional, das suas preferências e das suas expectativas quanto ao resultado. No entanto, cada vez mais pacientes estão optando pelo conforto, segurança e estética que os implantes dentários proporcionam para resolver o problema da perda dentária.

A ciência avança na evolução da implantodontia como a melhor opção para recuperar um sorriso vital, jovem e natural.

Quanto custa um implante dentário?

Depositphotos 56597979 S

O preço de um implante dentário varia de acordo com o material utilizado e o tratamento necessário para cada paciente, mas em geral o custo médio é de R $3.000,00. Porém, esse valor pode aumentar ou diminuir dependendo da região onde o tratamento é realizado, das condições de saúde do paciente e do tipo de implante dentário.

O implante dentário é o tratamento ideal para substituir dentes perdidos ou danificados. Ele consiste em um parafuso de titânio que é inserido na mandíbula e serve de suporte para próteses dentárias. O implante dentário possibilita ao paciente recuperar a função estética e mastigatória do seu sorriso.

O processo de instalação de um implante é extremamente seguro e a recuperação dos pacientes é geralmente muito rápida. O paciente deve seguir as orientações de seu dentista para que o tratamento seja bem-sucedido.

O implante dentário é um tratamento com alta taxa de sucesso e durabilidade, e o custo-benefício é muito atrativo. Além disso, é uma solução segura e confiável para pacientes que buscam recuperar a saúde bucal e a estética do seu sorriso.