dieta mediterranea

Dieta mediterrânea: Controla o Diabetes e Ajuda a Emagrecer

Mais que uma dieta alimentar, a dieta mediterrânea é considerada uma forma de vida que ajuda a emagrecer, proteger a saúde do coração, diminui a probabilidade de desenvolver demência, Alzheimer, depressão, osteoporose e alguns tipos de câncer, além de controlar o nível de glicose no sangue.

De acordo com o site Saiba Tudo MT, devem-se integrar exercícios à rotina diária para conseguir todos estes benefícios, sentar-se à mesa e comer, sem qualquer tipo de pressa, e se estamos bem acompanhados muito melhor.

Contents

A dieta mediterrânea previne muitas doenças

Em um grupo de diferentes tipos de dietas, observou-se que esta é uma das que podem melhorar muitos aspectos do controle da diabetes, de acordo com a especialistas em diabetes do Hospital Western Sussex no Reino Unido.

As pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 não podem salvar glicose em suas células, de forma eficaz, e se elevam seus níveis de açúcar. Mudanças no estilo de vida, como a ingestão moderada de calorias e a perda de peso, são de ajuda para controlar a glicose no sangue e reduzir as consequências da diabetes.

Os pesquisadores do Reino Unido observaram os resultados de 20 estudos sobre os efeitos de sete dietas reconhecidas em pessoas adultas com diabetes tipo 2, onde se incluíram dietas low carb, a mediterrânea, as de índice glicêmico baixo (que classifica os alimentos em função da velocidade com que os carboidratos são transformados em glicose) e as com alto teor de proteína.

Depois de passados cerca de 6 meses seguindo a dieta, as pessoas que escolheram a dieta mediterrânea, perderam uma média de dois quilos. Com qualquer outra dieta, ele conseguiu tanto impacto no peso, de acordo com os resultados anunciados no American Journal of Clinical Nutrition.

A dieta Mediterrânica ajuda a emagrecer

“Estamos muito impactados com a dieta mediterrânea especial”, disse a pesquisadora chefe. “Achávamos que com dietas low carb poderia obter melhor resultado na perda de peso, mas, aparentemente, a Mediterrânea é melhor”.

melhor forma de emagrecer rápido

O método da dieta mediterrânea inclui legumes, frutas, vegetais e grãos integrais, usa-se óleo de oliva, ervas, em vez de manteiga e sal e peixe. Os produtos lácteos e gorduras saturadas na carne vermelha são menos de 8% do total de calorias consumidas.

A dieta mediterrânea e os seus benefícios para os diabéticos

A flexibilidade é um dos benefícios da dieta mediterrânea. É baseado em grupos de alimentos, em vez de alimentos específicos. Os grãos devem ser abrangentes somente. Você pode comer os vegetais e frutas que mais gosta, de preferência os da estação, que são mais frescos. Devem-se obter as proteínas de peixes, de preferência ricos em ácidos gordos ômega-3, nozes e legumes para perca de peso de forma natural.

Cardápio da Dieta

dieta mediterranea

Para a dieta mediterrânea se usam os mesmos alimentos básicos que os nutricionistas recomendam para o controle e tratamento da diabetes.

  • Recomenda-se comer 4 ou 5 peças de fruta por dia.
  • Grãos integrais. Os grãos recomendados devem ter 5 gramas ou mais de fibra por porção na dieta de um diabético.
  • Gorduras saudáveis. Os ácidos gordos ômega-3, presentes em peixes e frutas secas como avelãs, nozes, pinhões, amêndoas e pistácios, são de grande ajuda para diminuir os níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial. As pessoas com diabetes têm o risco de doença cardíaca, por isso os alimentos que sejam saudáveis são eficazes para o controle da diabetes.
  • Mais alimentos crus. Os vegetais e frutas fornecem vitaminas e minerais ricos em fibras e fitonutrientes. As plantas contêm fitonutrientes em sua composição que interagem a nível celular, com o DNA do corpo para contribuir para a prevenção de doenças no ser consumidos.
  • As frutas e verduras apresentam os polifenóis e carotenoides. Os polifenóis, que protegem o corpo de vírus e bactérias. Os carotenoides são encontrados em vegetais e frutas de cor amarelo, laranja, vermelho e vegetais de folha verde intenso. Reduzem o LDL-colesterol e ajudam a prevenir problemas cardíacos e enfartes. Apoiam a saúde visual na prevenção de degeneração macular e catarata.

Alimentos que você não deve ingerir

As gorduras hidrogenadas, como manteiga, sobremesas, doces e alimentos processados também não fazem parte da dieta mediterrânea.

A dieta mediterrânea, propõe um programa de alimentação constituído por frutas, verduras e legumes em quantidade. Pães e cereais, de preferência integrais, diariamente.

  • Alimentos frescos e pouco processados e locais.
  • Temperar as carnes vermelhas e aumentar o consumo de peixes gordos.
  • Óleos ricos em W9, como o de oliva ou o alto oleico de girassol.
  • Lácteos descremados (leite, iogurtes, queijos) diariamente.
  • Selecionar frutos secos, como as amêndoas e as nozes.
  • Algumas frutas recomendadas são as maçãs, cerejas, pêssegos, uvas, morangos, melões e as tâmaras. De quatro a cinco porções de frutas devem ser consumidas diariamente.
  • A bebida por excelência, a dieta mediterrânea é a água, o vinho deve ser consumido com moderação (sempre consultar seu médico ou nutricionista).
  • E por último fazer atividade física diariamente é quase tão importante como comer adequadamente.

A água é muito importante para ser saudável e emagrecer mais rápido. Beber água faz com que nosso organismo funcione corretamente e ter uma boa hidratação corporal. Além disso, um consumo adequado de água nos ajuda a normalizar o trânsito intestinal e prevenir a prisão de ventre.

Fonte: https://www.dntonline.com.br/