cachorro comendo racao

Tomografia veterinária: Quais os cuidados a serem tomados

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais avança os exames de imagem, na medicina l, o mesmo ocorre na medicina veterinária , um pouco mais lento, mas esse avanço tecnológico tem ajudado cada vez mais os médicos veterinários a chegarem ao diagnóstico de forma mais precisa e precoce, ajudando de forma mais precisa e eficiente no terapêutica dos pacientes. Graças a tomografia e outros exames de imagem cada vez mais temos mais informações e resultados de alta qualidade e Diagnósticos cada vez mais precisos.

Tomografia veterinária

A tomografia veterinária funciona com os mesmos princípios que geram as imagens no raio x tradicional, emitindo radiações que são emitidas e absorvidas pelo corpo do paciente em estudo, proporcionando uma análise não só dá estrutura óssea, mas também de órgãos como fígado, baço, coração, pulmões

Essa radiação produzida pela tomografia, permite geração de radiografias transversais do corpo do paciente, produzindo imagens 3D, como dito anteriormente, o que da um grande diferencial nessa técnica.

Especialidades veterinárias

As especialidades veterinária que mas lançam mão da tomografia são:
Oncologistas, ortopedistas e Neurologista este último em maior escala.

As Regiões mais estudadas são:

  • Crânio – Para diagnóstico de Tumores cerebrais, pesquisa nas regiões retro bulbares, seios paranasais, fraturas e condutos.auditivos.
  • Coluna – Diagnóstico de hérnia de disco, neoplasia, luxações, fraturas….
  • Tórax – pesquisa de metástase, alterações em mediastino, biópsia guiadas por tomografia
  • Abdômen – Pesquisa de Tumores né sua origem, biópsia guiadas por tomografia e planejamento cirúrgico.

Quais os cuidados a serem tomados

Cuidados a serem tomados pós exame de Tomografia:

Pacientes estáveis, com exame laboratoriais sem alterações e sem intercorrências durante o exame, serão liberados após a observação e alta médica feita pelo anestesista que executou o procedimento.

Pacientes com alteração laboratorial grave, instáveis ou que tiveram alguma intercorrência durante o exame, serão encaminhados para internação, sendo liberado pelo médico veterinário intensivista após terapia de suporte e total recuperação do mesmo.