Configurar a bio para Instagram

5 passos para ter a melhor bio para Instagram

A bio do Instagram funciona como um cartão de visitas, por isso, mostrarei como ter a melhor bio para Instagram e com isso, obter mais clientes para seu produto ou serviço, através desta bio os clientes passam a realizar o primeiro contato com sua empresa.

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Como obter a melhor bio para Instagram? Aprenda 5 passos eficazes!

As principais informações que devemos acrescentar em uma bio do Instagram são: foto do perfil,  nome da empresa, nome do usuário, site, breve descrição do negócio, página, categoria, contato, exibição de perfil e botões de ação. Abaixo, preparei alguns passos para ajudá-lo na construção de sua biografia, confira: 

1º Coloque uma foto que chama a atenção   

Este é um dos itens mais importantes, a foto é o primeiro contato com o usuário, por isso, temos que ter cuidado com o visual do marketing digital da empresa, escolha uma foto que represente o que o seu negócio oferece para os clientes. 

O design para redes sociais é o primeiro passo que devemos investir para causar uma boa impressão, por isso, fique atento com a qualidade da imagem e respeite o tamanho ideal para cada rede social, no caso do Instagram, a foto de perfil deverá seguir as dimensões 720X720 pixels. 

A foto de perfil é de extrema importância para garantir um bom engajamento com sua marca, se a sua empresa não é tão conhecida como a Coca-cola ou a Apple, você poderá colocar algum símbolo que lembra sua profissão, por exemplo, médicos colocam jalecos, fotógrafos poderão incluir máquinas fotográficas e assim por diante. 

Veja abaixo, alguns cuidados para a escolha das fotos para serem colocadas no perfil: 

Foto atual – Escolha uma foto atual, a foto deve representar bem seu perfil e características, não coloque fotos muito antigas, pois isso poderá afetar sua imagem negativamente. 

Tenha cuidado com assimetria, luz e tamanho – Este é um truque simples que não deixa o rosto ficar no meio da câmera, é também uma das bases da fotografia que torna os olhos agradáveis para a foto.  

Rosto com 60% do frame – esta é uma técnica que deixa o rosto bem visível na foto, caso deseje contratar os serviços de um fotógrafo profissional, é importante dizer para ele como quer que suas fotos fiquem. 

2º Use a palavra-chave 

A palavra-chave é o que resume o objetivo da empresa, além disso, é através da palavra-chave que o buscador consegue encontrar seu conteúdo, por isso, inclua a palavra-chave em todos os seus conteúdos sempre que possível. 

Assim, é possível construir a melhor bio para Instagram que agradará a todos os seus consumidores, quando cuidamos do SEO para Instagram há uma grande chance de ter um perfil que seja autoridade no segmento de atuação. 

Não esqueça que o nome de seu perfil deve ser simples e objetivo, pois dessa forma é possível ajudar na memorização, a palavra-chave também poderá ser colocada no nome principal do perfil para ajudar os mecanismos de busca. 

As palavras-chave são utilizadas na bio, este procedimento costuma ser muito utilizado por empresas do segmento de moda, saúde e alimentos para facilitar a localização. Outro fato importante sobre imagens é de combinar com a descrição, atualmente, os rostos das pessoas possuem importância para o algoritmo.

As hashtags no Instagram poderão ter as mesmas funcionalidades que a palavra-chave, no entanto é necessário observar variedade e relevância para escolher as melhores palavras de acordo com seu segmento. 

3º Mostre o objetivo de sua empresa de forma clara 

Quando estiver elaborando a melhor bio para Instagram, seja direto e objetivo, somente assim, os clientes poderão entender qual o real propósito de sua empresa, aqui as hashtags também possuem a função de ajudar a estruturar o conteúdo através de tópicos. 

Use as hashtags com bom senso, para não confundir as pessoas que visitam seu perfil e assim, podemos evitar uma possível poluição visual, por exemplo, se você oferece algum tipo de consultoria basta apenas colocar o nome da consultoria.

4º Faça a chamada para ação 

O call to action é uma das técnicas mais relevantes para o marketing digital, dentro da bio do Instagram podemos pedir para o usuário acessar o site ou realizar um pedido através do whatsapp, nos stories também podemos acrescentar o link da bio para aumentar a interação e levar os clientes para nossos outros canais. 

Caso a empresa tenha outros links além do Instagram, coloque o link three, esta é uma prática ferramenta que possibilita incluir vários links sem nenhuma dor de cabeça, é importante ressaltar que o arrasta para cima é um recurso liberado apenas para perfis com mais de 10000 seguidores. 

A chamada para ação é um recurso importante, que podemos utilizar em todas as redes sociais, esta é também uma forma de garantir que os usuários avancem nas interações dentro do funil de vendas, para criar uma call to action no Instagram é necessário: ter um objetivo, conhecer o público, construir um texto e incluir algum gatilho mental, como o da escassez, por exemplo, veja algumas sugestões de CTAs:

Pedir para comentar – No final é possível pedir para o público deixar sua opinião nos comentários, o YouTube já usa esse call to action há um bom tempo e tem trazido bons resultados. 

Deixar uma opinião – Esta é uma sugestão válida principalmente para aqueles que estão lançando um quadro novo, ou divulgando um novo produto ou serviço. 

Compartilhamento de posts – Esta chamada é uma das mais comuns em todas as redes e não apenas no Instagram, afinal, todos desejam que seus conteúdos alcancem mais pessoas. 

5º Utilize emojis 

Os emojis estão por todas as redes sociais, são carinhas que poderão transmitir algum tipo de emoção e reação por parte dos usuários, colocar emojis na bio atualmente é uma maneira muito criativa para interação com os usuários, é possível utilizar emojis para exemplificar os produtos que a sua empresa comercializa, alguns sites como o Facebook Symbols possuem recursos que permitem incluir emojis nas redes sociais e adaptá-las conforme o produto ou serviço que você está oferecendo. 

Dica extra – Informações para contato 

Se você deseja que o cliente entre em contato, então inclua diversas possibilidades para que isso possa acontecer, é importante não se esquecer que o perfil de uma empresa deve ser comercial para transmitir maior credibilidade, no momento de preencher o perfil é necessário ficar atento com as informações: 

  • Email;
  • Telefone;
  • WhatsApp;
  • Endereço, se houver;
  • Um botão de ação. 

Assim, caso o cliente queira saber mais sobre a sua empresa, ou sobre o produto ou serviço que a mesma comercializa, este facilmente encontrará meios para entrar em contato. Mantenha sua bio com informações objetivas e completas, seja coerente na hora de preencher. 

Benefícios que a bio do Instagram proporciona 

Quando uma empresa decide criar uma biografia para o Instagram, este simples ato poderá trazer benefícios para a sua empresa, não devemos nos esquecer de ter atenção com a quantidade de caracteres que a descrição da bio permite, atualmente este número está em 150 caracteres. 

Através da bio suas informações estarão bem visíveis para todos os clientes que acessam seus perfis, uma das maiores vantagens que uma bio bem feita nos garante é de obter boas conversões para as vendas em nossas plataformas, por exemplo, se você é um revendedor de cosméticos poderá encaminhar clientes para sua loja através da bio.

Quando utilizar palavras-chave tenha bom senso, pois quando não utilizada corretamente a palavra-chave poderá prejudicar sua página, a criatividade é muito importante, pois atualmente, podemos incluir frases, emojis, para atrair a atenção de nossos clientes. 

O Instagram possui recursos tão avançados, que poderá tranquilamente substituir o cartão de visitas, existem empreendedores que trabalham somente com Instagram, muitos ainda nem possuem sites ou demais perfis em outras redes.

Há plataformas que ajudam e muito na integração com o Instagram, o que é extremamente benéfico para proprietários de e-commerce e ajuda muito em campanhas como o Natal e Dia dos Pais, por exemplo. 

Dicas de conteúdos para Instagram 

O Instagram trabalha diretamente com imagens e vídeos, por isso, as melhores opções para esta plataforma são os stories, lives, feed e colocar hashtags em seus conteúdos, é importante observar quais são os dias e horários que os clientes consomem seus conteúdos.

5 passos para ter a melhor bio para Instagram

As transmissões ao vivo devem estar de acordo com o seu serviço ou produto, por exemplo, se a empresa está lançando um produto ou serviço as lives ajudam na divulgação, para alimentar seu Instagram cotidianamente com conteúdos que agreguem valor é importante estabelecer uma estratégia para a produção de conteúdo.

Nesta estratégia devemos incluir, periodicidade, a linguagem que será utilizada para falar com a persona, formatos de conteúdos que serão disponibilizados, com organização é possível garantir uma boa visibilidade da marca, manter um bom número de leads em seus canais e aumentar o engajamento. 

Caso deseje usar o Instagram shopping, é fundamental saber que os principais objetivos são: aumentar o volume de vendas, melhorar o relacionamento com o target, tornar-se um influenciador, etc. 

Conclusão 

Portanto, para construir a melhor bio para Instagram é necessário ficar atento com as informações que serão colocadas e não esquecer de nenhum detalhe, também não esqueça de comentar o que achou de nossas dicas, pretende aplicar alguma em sua bio do Instagram?!